​Intenção de consumo cresce 4,5% em abril na comparação anual

Os palmenses estão mais propensos a consumir em abril deste ano do que estavam no mesmo período do ano passado. Foi o que revelou a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Palmas, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins. Este mês, o índice registrou 94,2 pontos, resultando em um crescimento de 4,5% em relação à 2017.

A pesquisa, que analisa vários itens como situação atual de emprego e renda, perspectiva de consumo, acesso ao crédito, entre outros, tem como foco absoluto a avaliação que as famílias fazem exclusivamente sobre os aspectos que envolvem o seu orçamento doméstico e seu nível de consumo, presente e de curto prazo.

Entre os resultados positivos para este mês estão o aumento de quase 4% dos entrevistados que enxergam este como um bom momento para compra de bens duráveis, como geladeiras, fogões e televisores. Além disso, 51,5% dos palmenses que participaram da pesquisa disseram que a renda está melhor em comparação com o ano passado, 72,6% se sentem mais seguros nos empregos e 39,2% tem boas expectativas para o futuro profissional.

Porém, apesar do aumento anual e dos dados satisfatórios de alguns itens avaliados, o índice geral sofreu uma queda de 0,4% na comparação mensal, registrando o primeiro recuo da ICF em 2018. “A diminuição foi endossada, principalmente, pela dificuldade de acesso ao crédito sentida por 77% dos entrevistados palmenses” explica a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.

Outro dado que pode ter contribuído com a redução do índice geral na comparação abril/março é o que trata do consumo: 58% das famílias ouvidas dizem estar comprando menos atualmente e 38,5% acreditam que o consumo deve ser menor que o do segundo semestre do ano passado. “Esses dados são aparentemente controversos, porém é preciso enfatizar que a ICF é uma avaliação antecedente do consumo e que, apesar de haver resultados negativos, o índice geral está cada vez mais próximo da zona de satisfação. Além disso, as famílias hoje têm mais recursos para consumir do que anteriormente”, finaliza Cappellesso.

A pesquisa escutou 500 famílias de Palmas nos últimos dez dias do mês de março e pode ser encontrada na íntegra no link: https://goo.gl/Z13sye.

(Ascom Fecomércio Tocantins)

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