27/09/2017 às 11:01

Dia do Turismo

Em referência a uma das mais importantes atividades econômicas do mundo contemporâneo, celebra-se, no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, data que foi estabelecida oficialmente pela Organização Mundial do Turismo (OMT) na década de 1980. Já o Dia Nacional do Turismo, por outro lado, é celebrado no dia 02 de março.

De acordo com a própria OMT, o conceito de turismo pauta-se no processo de deslocamento de pessoas entre diferentes lugares em um período definido, por convenção, de não mais do que um ano. Além disso, para que um deslocamento seja considerado de caráter turístico, ele não pode estar vinculado a uma situação de trabalho, embora uma das principais formas de turismo atual seja a de negócios.

O turismo é uma atividade econômica ligada ao setor terciário da economia, área que abrange o comércio e os serviços, sendo uma prática que costuma estar diretamente associada ao lazer. Com a evolução dos meios de transporte e comunicação, principalmente após o advento da III Revolução Industrial no século XX, o turismo potencializou suas atividades, estando diretamente associado à consolidação do processo de globalização.

Um levantamento feito pela OMT entre os anos de 2005 e 2013 constatou um crescimento anual médio de 3,8% desse setor. Apenas na passagem de 2012 para 2013, a elevação foi de 5%, o que tornou o turismo um dos campos econômicos que mais crescem e recebem investimentos atualmente. Em 2005, o número de chegadas de turistas era de 807 milhões em todo o mundo, saltando para mais de 1 bilhão em 2013. A estimativa é que esse número supere o valor de 1,4 bilhão em 2020 e 1,8 bilhão em 2030.

Em termos de distribuição geográfica, a maioria dos desembarques de turistas é realizada na Europa, principalmente pelo fato de esse continente contar com uma maior infraestrutura interna e uma ampla variedade de pontos turísticos, além, é claro, da ampla divulgação realizada. Ao todo, os europeus concentram cerca de 57,35% de turistas contra 16,27% da Ásia e Pacífico, 13,52% da América do Norte, 3,85% da África, 3,6% da América Central e Caribe e 2,26% da América do Sul.

O turismo no Brasil, por sua vez, é a atividade econômica que mais vem apresentando crescimento, mesmo com a recente crise econômica, o aumento do dólar e a elevação média do preço das passagens aéreas, que ficaram mais acessíveis à população nos últimos anos. A relativa melhoria de algumas infraestruturas de transporte – que ainda carecem de uma melhor estruturação –, também contribuiu para acentuar o potencial turístico do Brasil.

No mundo, as três cidades que mais recebem visitantes são Bangkok, Paris e Londres. No Brasil, esse papel de destaque cabe ao Rio de Janeiro. A prática do turismo nessa e em outras regiões, além de movimentar a economia, gera uma grande quantidade empregos e proporciona alternativas de lazer para muitas pessoas.

Fonte: Rodolfo F. Alves Pena (https://goo.gl/y32emW)

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Estado do Tocantins

  • Endereço:
    Rua D - Qd. 10 - Lt. 1 a 5 - Nº 109 - Setor Eng. Waldir Lins
  • CEP: 77423-030
  • Processo: 566
  • Telefone(s):(63) 3312-1285
    Fax:(63) 3312-1285
  • Email contato: sindhorbsto@gmail.com
  • Presidente:
    MARIA LÚCIA DORTA POMPEU