24/10/2014 às 17:01 - Atualizado em 22/03/2016 às 18:38

A Importância do Turismo Social

Ascom - PV A Importância do Turismo Social

É uma realidade: a economia do País, mesmo não atravessando seu melhor momento, contribuiu para que as pessoas tenham mais acesso ao turismo.

Ao mesmo tempo em que essa constatação é animadora, ela carrega em si uma enorme responsabilidade: como um vetor do desenvolvimento econômico tão dinâmico pode promover a inclusão social, a acessibilidade e a diversidade de forma equânime?

As possíveis respostas passam pelo Turismo Social, conceito que associa democratização do acesso às atividades turísticas com viabilidade econômica. Na busca de soluções para a questão, especialistas do mundo todo se reuniram em São Paulo, no Congresso Mundial de Turismo Social, evento que contou com a participação de representantes da CNC e do Sesc. A CNC Notícias esteve lá e dedica a reportagem de capa ao tema.

A presença foi mais que oportuna – o evento foi promovido pela Organização Internacional de Turismo Social (Oits) em parceira com o Sesc, membro mais antigo da entidade nas Américas.

O Sistema CNC-Sesc-Senac tem uma atuação legítima e ampla no trade – a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) incentiva a organização da cadeia produtiva, promove debates e estudos e atua em prol dos interesses dos empresários, acompanhando a criação de políticas públicas em participação ativa no Ministério do Turismo e em outros órgãos governamentais. Já o Senac apoia o trabalhador com formações específicas para atividades ligadas ao turismo, e o Sesc é responsável por um trabalho na área de Turismo Social que atinge todo o País e é referência no mundo.

Ou seja, conduzir o turismo de forma a promover a igualdade de oportunidades e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão, conforme descrito nos marcos conceituais do Ministério do Turismo, faz parte do DNA das entidades que compõem o Sistema, para as quais o crescimento deve vir acompanhado de oferta de oportunidades

 

Fonte: CNC

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Estado do Tocantins

  • Endereço:
    Rua D - Qd. 10 - Lt. 1 a 5 - Nº 109 - Setor Eng. Waldir Lins
  • CEP: 77423-030
  • Processo: 566
  • Telefone(s): (63) 3312-1285
    Fax: (63) 3312-1285
  • Email contato: sindhorbsto@gmail.com
  • Presidente:
    MARIA LÚCIA DORTA POMPEU