26/03/2013 às 11:01 - Atualizado em 22/03/2016 às 18:38

Experiência de quem entende a importância da tecnologia

Divulgação Panrotas Roland Bonadona (Accor Hospitality), Craig Smith (Marriott), Guilherme Paulus (G

 

O debate sobre tecnologia nos hotéis e reservas on-line continuou na tarde do segundo dia do Fórum Panrotas. Desta vez, representantes de três players da hotelaria foram convidados para falar das experiências de suas empresas no uso da tecnologia para ampliar as vendas e estreitar o relacionamento com o cliente.

Mediado pelo diretor de negócios da Bematech CMNet, Gustavo Stylos, o painel iniciou com o depoimento do CEO da Rede Accor para a América Latina, Roland de Bonadona, que falou da experiência da rede em vendas on-line. Segundo Bonadona, o futuro da hotelaria é estar mais presente no e-commerce. "O nosso principal diferencial nesse campo é saber equilibrar as vendas feitas por intermédio das agências on-line com as realizadas diretamente nos canais da Accor na internet", destacou.

Essa é a mesma opinião do presidente da GJP Hotéis & Resorts e membro do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Guilherme Paulus. No entanto, Paulus afirma que considerar as vendas off-line – o relacionamento direto com o cliente – ainda é extremamente importante. "O meio on-line é necessário e está crescendo, mas o off-line é o que dá consistência ao nosso mercado", ressaltou o presidente da GJP.

Paulus ainda falou sobre o papel dos agentes de viagem na venda indireta de reservas, reafirmando que é preciso equilíbrio entre os meios. "Sempre existirão os dois caminhos, já que o agente de viagens é melhor vendedor, mas a decisão final é do cliente. Dessa forma, não podemos competir com nossos parceiros, mas sim unir forças", finalizou.

Fechando o painel, o presidente da Marriott International para Caribe e América Latina, Craig S. Smith, destacou os números da rede hoteleira com vendas on-line. Segundo ele, cerca de 22% de todas as reservas do Marriott feitas na América Latina foram realizadas pela internet. "Nosso público está mudando, e precisamos entender qual é o principal canal de contato com o cliente. Sabemos da importância disso e já temos uma equipe só para cuidar das nossas redes sociais e canais na internet", concluiu Smith.

Ao final, todos concordaram que o principal desafio da inserção da tecnologia na rede hoteleira no Brasil é a superação dos problemas de infraestrutura que o País apresenta em relação à telefonia e à internet.

 

 

Fonte: CNC

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