27/03/2015 às 15:17 - Atualizado em 22/03/2016 às 18:38

Endividamento das famílias aumentou em março de 2015, aponta Peic

Ascom/CNC Percentual de famílias com dívidas alcançou 59,6%, ante 57,8% de fevereiro

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje, 26 de março, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou, em março, 59,6% de endividados em relação ao total de famílias com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro. O percentual é maior que o apresentado no mês anterior, que ficou em 57,8%, mas ainda é menor que o apurado no mesmo período do ano passado, 61%. O resultado representa alta pelo segundo mês consecutivo, porém mantendo a tendência de queda na comparação anual.

Entre os principais indicadores da pesquisa, o único que registrou queda nas comparações mensal e anual foi o de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas, registrando, este mês, 6,2%, ante 6,4% em fevereiro e 7,1% em março de 2014. A proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso aumentou na comparação mensal, passando de 17,5% para 17,9%. Entretanto, também registrou queda no percentual em relação a março de 2014, quando o indicador alcançou 20,8%.

Já o número de famílias que se declararam muito endividadas, que havia alcançado, em fevereiro, o menor patamar desde o início da série, em 2010, aumentou em março, passando de 9,7% para 10,6%. Entre as famílias endividadas, a parcela média da renda comprometida com dívidas diminuiu na comparação anual, passando de 30,9% para 29,7%. “Porém, 20,7% afirmaram ter mais da metade de sua renda comprometida com pagamentos de dívidas”, afirma a economista da CNC Marianne Hanson.

O cartão de crédito foi apontado como um dos principais tipos de dívida por 73,4% das famílias endividadas, seguido por carnês (18,2%) e, em terceiro, por financiamento de carro (14,4%). Segundo a Confederação, a moderação do crescimento do crédito para as famílias e o perfil mais favorável de endividamento, concentrando-se em modalidades de risco mais baixo e prazos mais longos, melhoraram a percepção das famílias em relação ao seu endividamento.

 

Fonte: CNC

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