25/05/2015 às 17:26 - Atualizado em 22/03/2016 às 18:38

CNC participa de construção da Agenda de Competitividade do Varejo

Reprodução CNC participa de construção da Agenda de Competitividade do Varejo

A Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realizou, em 8 de maio, a 1ª Reunião da Agenda de Competitividade do Varejo, em Brasília. O objetivo do encontro foi ouvir entidades representativas do setor para a construção da Agenda, com ações conjuntas entre governo e iniciativa privada que possibilitem a competitividade do segmento.

Pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estiveram presentes Roberto Nogueira Ferreira, Consultor da Presidência da Confederação, e Aldo Gonçalves, diretor da entidade e presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas/RJ). O secretário de Comércio e Serviços do Ministério, Marcelo Maia, conduziu os trabalhos do encontro.

Durante a reunião, Aldo Gonçalves abordou diversos problemas enfrentados pelo varejo, destacando pontos que afetam a atividade empresarial, sobretudo em relação aos micros e pequenos empreendedores. O diretor da CNC afirmou que a entidade está à disposição da Secretaria de Comércio e Serviços para contribuir com os trabalhos da iniciativa. Já Roberto Nogueira centrou suas considerações em crédito e tributos.

Também na reunião foram tratados temas como a desburocratização de processos, com redução de custos; o acesso a financiamentos dos bancos e agências oficiais (BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil); a substituição tributária; e o desenvolvimento das pequenas e médias empresas no setor de varejo. Foi definido um calendário de trabalho, com o objetivo de reunir propostas temáticas das entidades participantes, para que, em junho, seja consolidada a Agenda. São três os eixos para a apresentação de sugestões: Melhoria do ambiente de negócios; Recursos humanos e tecnológicos para o varejo; e Políticas públicas.

Além da CNC, participaram da reunião representantes da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), da Associação Brasileira de Franchising (ABF), da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), entre outros.

 

Fonte: CNC

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Estado do Tocantins

  • Endereço:
    Rua D - Qd. 10 - Lt. 1 a 5 - Nº 109 - Setor Eng. Waldir Lins
  • CEP: 77423-030
  • Processo: 566
  • Telefone(s): (63) 3312-1285
    Fax: (63) 3312-1285
  • Email contato: sindhorbsto@gmail.com
  • Presidente:
    MARIA LÚCIA DORTA POMPEU