24/10/2014 às 17:40 - Atualizado em 22/03/2016 às 18:38

Acesso ao turismo é um direito social

Luciana Neto/CNC Acesso ao turismo é um direito social

O turismo é um direito das pessoas, já que pressupõe a livre circulação; e é preciso garantir o acesso de todos a essa atividade, que promove o bem-estar, a saúde física e mental dos indivíduos e a integração social. Essa foi uma das conclusões do debate que abriu as atividades nesta sexta-feira (10), segundo dia do Congresso Mundial de Turismo Social, evento realizado em São Paulo pela Organização Internacional de Turismo Social (Oits) em parceira com o Sesc.

Para Anya Diekmann, pesquisadora da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, e integrante da Aliança de Formação e Pesquisa em Turismo Social e Solidário da Oits, o turismo social, em primeiro lugar, refere-se a seres humanos que se beneficiam das viagens, e não a um sistema econômico. “Não é para dar dinheiro às agências de viagens ou a outros setores que falamos desse direito. A ênfase é em um direito social ou de cidadania, e não a sustentação de um sistema comercial”, afirma Anya. Ela explica, ainda, que o turismo social é doméstico e que parte das entidades, pelo menos na Europa, que trabalham com esse segmento são sem fins comerciais ou são governamentais.

Anya destacou que mesmo na Europa o turismo ainda não é uma realidade para todas as pessoas. Segundo ela, algo entre 30% a 40% da população ainda não tem acesso às viagens por diversas razões, desde dificuldades financeiras até as de mobilidade, entre outras. “O turismo social é uma faceta importante da atividade, ligada ao bem-estar social e à qualidade de vida. E preciso incentivar os países a financiar ou garantir esse financiamento ao Turismo Social”, concluiu a pesquisadora belga.

 

Fonte: CNC

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Estado do Tocantins

  • Endereço:
    Rua D - Qd. 10 - Lt. 1 a 5 - Nº 109 - Setor Eng. Waldir Lins
  • CEP: 77423-030
  • Processo: 566
  • Telefone(s): (63) 3312-1285
    Fax: (63) 3312-1285
  • Email contato: sindhorbsto@gmail.com
  • Presidente:
    MARIA LÚCIA DORTA POMPEU